Mostra Internacional de filmes interativos no CCBB

Foto: Um Homem e Sua Casa(Divulgação)

Pode parecer novidade um filme em que o espectador decida os rumos que a obra toma, mas o primeiro filme interativo foi feito em 1967. “Um homem e sua casa” (foto à esquerda) é uma produção da República Tcheca e será exibido pela primeira vez na América Latina na Mostra Internacional de Filmes Interativos, no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O filme conta a história de um homem que vê o prédio onde mora acometido por um incêndio. Ele tenta reviver o dia e, com a ajuda do público, evitar a tragédia. Até o dia 4 de dezembro, o cinema do CCBB recebe 15 filmes em que o público define os rumos da trama.

 A programação exibe não só pioneiros no gênero, mas também produções atuais, como o brasiliense “A Gruta”, de Filipe Gontijo. O diretor é também curador da mostra, e define “A Gruta” como um filme-jogo. O espectador escolhe jogar com o homem ou a mulher que formam o jovem casal protagonista do filme. São mais de 30 momentos em que o público decide o movimento seguinte e 11 finais diferentes para o filme.

No pioneiro “Um homem e sua casa”, um ator interage com a plateia nos momentos de decisão. Já em “Carinho e Cuidado”, dirigido pelo inglês David Wheeler, o público determina a sequência de fatos respondendo (de forma anônima) a testes psicológicos e de personalidade que incluem opiniões pessoais e assuntos considerados tabus. Há ainda o polêmico Condom, No Condom (com ou sem camisinha), produzido pelo governo inglês como propaganda contra doenças sexualmente transmissíveis. O filme é inteiro em primeira pessoa (filmado como se fosse a visão do protagonista), e se define a partir da escolha do protagonista (e do público) de comprar ou não camisinhas antes de um encontro com uma garota.

Além das exibições, acontecem mesas-redondas envolvendo produtores, realizadores e pesquisadores de vários lugares do mundo. Os debates giram em torno da definição e difusão das possibilidades da linguagem que, embora não seja nova, ainda tem pouca representatividade nos circuitos de cinema.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: