Ética e responsabilidade jornalismo

Reprodução/ Internet

Reprodução/ Internet

 

O jornalismo de hoje está mais  escancarado, ousado e ambicioso. A profissão do jornalista é levar ao público notícias com responsabilidade Mas hoje em dia as coisas mudaram. Alguns jornalistas têm a audácia de publicar matérias sensacionalistas, mentirosas, sórdidas sem ao menos pedirem autorização.
Publicam matérias que não são de sua autoria deixando de dar o crédito ao autor da reportagem. Quando um leitor compra um jornal ou revista, está à procura de notícia, mas encontra em primeira página várias manchetes de escândalos de políticos, celebridades, jogadores de futebol, entre outros. Isto deixa os leitores que se divertem com fofocas que são publicadas. Onde está a responsabilidade e a ética do jornalismo? Como por exemplo há o caso de Stephen Glass, um jornalista ambicioso que trabalhava na revista ” New The Republic “, uma das mais famosas dos Estados Unidos da época. Para conseguir sucesso foi capaz de tudo, até memso forja matérias que não existiam para ter fama e dinheiro. Mas foi descoberto logo por um concorrente de outra revista. Seu chefe ficou sabendo, tentou argumentar com suas mentiras nada adiantou, foi demitido.

Stephen Glass infringiu todos as éticas jornalísticas, jogou baixo, agiu com irresponsabilidade, perdeu o que tinha de mais valioso: ” O caráter. Mas sua mentira foi descoberta é se deu muito mal. Esse é um exemplo da falta de ética e responsabilidade no jornalismo.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: